Dica para preparo de Chás




“É muito fácil ser feliz com aquilo que se quer...
Difícil é ser feliz
com aquilo que se tem...
E essa é toda a mágica da vida”

Folhas, ervas, raízes e até cascas de frutas podem se transformar em deliciosos chás ou infusões. Podem ser ingeridos quentes, para um efeito repousante, ou então frios e gelados, para atenuar o calor. E o que é mais importante: alguns chás ainda têm propriedades terapêuticas.

Preparação e manipulação das ervas
As ervas após secas devem ser guardadas em recipientes de vidro ou de porcelana, separando-se as raízes, cascas e sementes das flores e folhas.
As quantidades de ervas devem ser sempre cuidadosamente respeitadas, para tanto observar a seguinte tabela de equivalências:

1 colher de café = 2 gramas
1 colher de sopa = 5 gramas
1 xícara de café = 50 ml
1 xícara de chá = 100 ml


Formas de preparo de chá:

TISANA: Coloque a erva em água já fervendo, cozinhe por 5 minutos com panela tampada e deixe descansar por 10 minutos com panela tampada. Coe e use.

INFUSÃO: Ferva a água e despeje sobre a erva. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos.Coe e use (para folhas e flores).

DECOCÇÃO: Nesse processo o que se quer extrair da erva é um princípio amargo ou sal mineral. A erva fica de molho em água fria algumas horas e depois é posta para ferver. Usar geralmente cerca de 30 gs de planta seca para 2 xícaras de chá de água. Cozinhe a erva por 15 a 30 minutos. Coe e sirva (usada para raízes, cascas e sementes).

MACERAÇÃO: Ponha a erva de molho em água fria, vinho, óleo ou vinagre, por 24 horas, coe e use sem levar ao fogo. Neste método as vitaminas e sais minerais são melhor preservados. A maceração de água não deve ser tomada 12 horas após seu preparo, pois existe proliferação de bactérias que podem ser prejudiciais.

Veja texto completo em: Witch Clubhouse
Fonte: www.witchclubhouse.blogspot.com/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Mari disse...

Oi Thaty... não gosto muito de chá, mas as dicas são bem legais... só queria pedir pra vc mudar seus comentários pra pop-up pq tentei comentar hj a tarde no meu trabalho e não consegui... please!
Beijos,
Mari
http://www.comofiqueimagra.blogspot.com